EXCELENTE DESEMPENHO DE USINAS CSD 3000 CONTRIBUEM PARA RECORDE DE PRODUÇÃO ASFÁLTICA DA ODEBRECHT
19 de Novembro de 2015
As obras de duplicação na BR-163, em Rondonópolis, Mato Grosso, ganharam reforço para os trabalhos de duplicação e melhorias no trecho de concessão sob a responsabilidade da Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort. Inauguradas no início deste ano, duas usinas LINTEC CSD 3000, com capacidade de produção de 240 toneladas por hora cada, permitem a continuidade nos trabalhos de aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Obtendo excelente desempenho, garantem, juntamente à atributos positivos operacionais da detentora da obra, o recorde de produtividade e a antecipação de entrega das obras.
De acordo com o responsável por Centrais Industriais da Odebrecht Infraestrutura, Sr. Paulo Jeffery, a aquisição dos equipamentos foi um passo importante para os trabalhos de transformação da rodovia. “A Odebrecht buscou no mercado equipamentos de ponta para a produção de asfalto, com tecnologia inovadora e elevada capacidade de produção. É a engenharia a serviço de resultados efetivos, visando a produtividade e sustentabilidade do negócio”, comentou.
Segundo informações da própria Construtora, além das duas usinas LINTEC, investiram em tecnologia de ponta e em mão-de-obra para garantir a qualidade nos trabalhos, com a aquisição de mais de 800 máquinas e cerca de 3 mil pessoas mobilizadas nos dois canteiros de obras.
As usinas de asfalto CSD 3000 foram instaladas estrategicamente no km 95 e no km 51 da BR-163, e possuem numerosas vantagens, como o baixo custo de transporte, não necessitam de fundação de concreto, montagem rápida (assim como será sua desmontagem), além de possuir economia energética notável.
ANDAMENTO DAS OBRAS
A primeira duplicação foi entregue em maio, e em julho deste ano, a segunda etapa da obra foi concluída, completando 55 quilômetros de novas pistas no sul do Mato Grosso, aprovadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De julho a agosto, conforme divulgado pela ABCR, as obras avançaram mais de 20 quilômetros. Ao todo, foram 76,6 quilômetros de pista nova concluídas no início do segundo semestre de 2015, meta que, pelo contrato de concessão, seria alcançada apenas em março de 2016. “Isso mostra que viemos aqui comprometidos e prontos para realizar com qualidade e velocidade, que é o que os usuários da rodovia precisam. Poderíamos ter diminuído o ritmo de obras para adequar ao cronograma do contrato, mas entendemos que em respeito ao Estado e à importância da BR-163 para o Brasil, temos que continuar com força total”, afirmou o diretor-geral da Rota do Oeste, Sr. Paulo Meira Lins.
O objetivo é que para o escoamento da safra agrícola em 2016 os motoristas possam aproveitar a rodovia em sua capacidade plena. O ritmo acelerado da obra também é para garantir a fluidez no período de estiagem, antes do início das chuvas.
EXPECTATIVAS SUPERADAS
Em nota à imprensa em outubro, a Construtora informou o recorde de produtividade nas obras de duplicação da BR-163. Em setembro foram produzidas e aplicadas 66.342 toneladas de material, o equivalente a 33,5 quilômetros de rodovia, mais de um quilômetro por dia. O volume é o maior registrado ao longo de toda história da empresa no segmento rodoviário.
A performance da CNO na BR-163 superara os resultados de outros grandes projetos como o lote 02 das obras do Rodoanel Mário Covas, em São Paulo, com a produção de 45 mil toneladas por mês, e da Ruta del Sol, na Colômbia, com a produção de 19 mil toneladas por mês.
De acordo com Gerente Administrativo do contrato, Sr. Marco Paulo Hosken, a conquista do recorde foi consequência da elaboração de um planejamento executivo adequado a um contrato de longo prazo, além do investimento em tecnologia e equipamentos de ponta. “Temos um parque industrial moderno e eficiente, que supera todos os canteiros de rodovia instalados no país”.
Em 2016, os canteiros deverão ser transferidos para a região norte do Estado, para dar continuidade ao projeto de duplicação da BR-163. Segundo informações divulgadas pelo Ministério do Planejamento, até 2019, a Rota do Oeste deve duplicar cerca de 450 quilômetros de rodovia, entre a divisa com o Mato Grosso do Sul e Rondonópolis; a Rodovia dos Imigrantes (BR-070) e do trevo do Posto Gil, em Diamantino, até Sinop, onde termina a concessão.
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